domingo, 11 de novembro de 2007

Meu querido Alentejo...

Momentos do meu querido Alentejo ...

Em Estremoz com a minha mãe de duas patas

Uma velhinha escola primária resistente ao "massacre" do Ministério da Educação

O meu pai de duas patas - à direita - e o meu tio Nuno que celebrou mais um aniversário ( desta vez na "Cadeia"... roaafff... roaafff...)

No Alentejo tudo se "faz" de uma forma muito mais descontraída ...

---------------------------------------------------------------------------------

De volta ao buliço da grande cidade! Depois de um fim-de-semana prolongado saboreado no meu cada vez mais querido Alentejo, eis que estamos de volta à balburdia, à confusão, ao caos em que se transformou inapelavelmente a área metropolitana de Lisboa.

Estremoz também tem um Rossio - o Rossio Marquês de Pombal. Ou simplesmente Rossio. Um Rossio tão grande que mete o de Lisboa na cova de um dente. É terra de mármore branco e levemente raiado, liso e quase tão translúcido como o jaspe, excelente para lavores de cinzel e cantaria, extraído das pedreiras de Estremoz com fama no mundo inteiro. Uma dádiva da terra, tal como o magnífico barro vermelho utilizado desde há séculos nas olarias.

Apesar de condenado à morte pelos costumeiros "arautos da desgraça", o Alentejo não pára de nos surpreender graças à sua infinita capacidade de se auto-regenerar, de se reerguer, de lutar contra todas as agruras da natureza. O Alentejo é cada vez mais um local para se viver.

O fim-de-semana foi retemperador. Quer o sol radioso, quer a soberba gastronomia ajudaram a recarregar baterias tanto espirituais como sensoriais. Neste nosso fim-de-semana em Estremoz acabámos por descobrir os encantos da "A Cadeia Quinhentista", um restaurante com cozinha predominantemente alentejana tradicional, mas também cozinha de autor que previligia os produtos de qualidade da região. Mas esta verdadeira pérola é mais do que um restaurante, é um local onde a gastronomia casa na perfeição com a história, com a arquitectura, com o design. A não perder!

5 comentários:

Carracinha Linda! disse...

E deu para provares os petiscos do Alentejo?

Festas no teu focinho lindo!

mjf disse...

Olá kunta!
Tens uma familia muito bonita, e que te leva a passear a locais fabulosos
Beijos para ti e para eles
Boa semana

Van Dog disse...

Que belo fim-de-semana! E deve ter dado para descansar muuuito... ;)

Thor and Jack disse...

Kunta, o Alentejo me parece um bom lugar para passeios. Você deve ter se divertido um bocado e o que é melhor, na companhia da sua família. Obrigado por compartilhar esses momentos.
Thor

Rute disse...

Sabe tão bem sair para fora de Lisboa, e então para o Alentejo que é tão diferente e tão lindo

Muitas festinhas