sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Animalidades ...

A minha relação com lojas de animais sempre foi complexa e traumática. Ainda era eu petiz quando numa das minhas muitas incursões a uma dessas lojas decidi pedir insistentemente aos meus pais que me comprassem um casal de peixinhos. Depois do empregado me ter informado de que, seguramente, se tratavam de peixes de água fria enfiou-os num saquinho de plástico, com mais ou menos 100cl de água e algum ar injectado directamente dos pulmões do zeloso empregado, que cuidadosamente conduzi até minha casa. Chegados a casa, coloquei, os ainda vibrantes peixinhos, no aquário e, passados alguns minutos, verifiquei que os mesmos nadavam de costas melhor que o Ian Thorpe. Os pobrezinhos depois de nadar como se não houvesse amanhã - e de facto para eles não houve – acabaram por sucumbir. Soube mais tarde tratarem-se de peixes tropicais de água quente.

Duas dezenas de anos mais tarde, decidi comprar uma coelhinha anã que ainda hoje, apesar da idade, goza de boa saúde – a Jessica. A dita coelhinha manteve-se “anã” até aos 6 meses! A partir daí começou a crescer... a crescer... tendo atingido um porte de fazer inveja a qualquer lebre que saltite nas vastas planicies alentejanas. Em conversa com o dono da loja onde havia adquirido a minha querida Jessica, fui informado de que o erro havia sido meu! Excesso de comida! É que para que a coelha se mantivesse “anã”, para todo o sempre, a ração tinha de ser espartanamente controlada. O equivalente a uma colher de sopa por dia era o segredo. Percebi então que a técnica do bonsai se aplicava agora aos coelhos. Se tivesse mantido a minha pobre coelha esfomeada durante toda a sua vida mantê-la-ia "anã". Pensei que se esta teoria, perfeitamente estúpida aliás, tivesse algum fundamento não existiriam anões anafados, e os sete anões, com as suas proeminentes barriguitas, seriam apenas o estado embrionário do abominável homem das neves.

Quando iniciei as aulas de obediência com a Kunta precisei de um clicker. Dirigi-me a várias lojas de animais e ouvi as mais disparatadas respostas à minha simples pergunta: – “Bom dia! Vocês vendem clickers?”. Desde o honesto: –“Desculpe mas não sei do que se trata …”, passando pelo – “Tá pedido e deve estar a chegar a qualquer momento“ ao enigmático e desconcertante –“Uhm! clicker? É claro que temos! Que idade tem o seu cão?” de tudo valeu.

Mas a última gota de água, aquilo que para mim fez transbordar o copo da falta de credibilidade e competência de que gozam as lojas de animais em Portugal, e respectivos donos e funcionários, aconteceu há dias quando uma senhora perguntava – “Boa tarde! Desculpe! Eu andava à procura de um weimarener…vocês por acaso têm?”. O empregado percorreu demoradamente, com o olhar, os expositores das rações para cão, colocou a mão no queixo e respondeu com ar convicto: - “Lamento minha senhora! Temos Eukanuba, Royal Canin, Hill´s …mas “weimarener” de momento tá esgotado. Mas já tá pedido! É ir passando porque pode ser que chegue na próxima encomenda que o Sr. Rui fez …”.

12 comentários:

Rocky disse...

Se a estupidez matasse, esse empregado há muito que já não faria parte dos vivos!

Lambidelas :p

Thor and Jack disse...

Os cães que se cuidem!

Thor

Thor and Jack disse...

E os outros animais também!

Thor

Diabba disse...

O grande problema das lojas de animais é serem de pessoas que têm dinheiro para investir, mas não percebem nada de animais.

Para piorar, colocam lá funcionários a quem pagam miseravelmente e, que não percebem absolutamente nada do que fazem!

Já vi venderem dois beta-combatentes, para o mesmo aquário!

Aqui pela caverna só se compram peixes (de água salobra), de resto recuso-me a comprar animais, tenho a Maria (cadela anafada, embora minorca, aqui não se aplica o conceito de anã, ao que come, devia ter o corpo dum São Bernardo, hihihihih) e o Zarinho, um canário de idade desconhecida, que me foi ofertado em 2001.

A Kunta não quer ter filhotes nem nada? (a fazer-me a uma Camila minorca)

beijos d'enxofre

Uwish4 disse...

LOLOL Este blog é sempre uma doçura e está sempre tão bem escrito que fico muito feliz por o ter encontrado.

Eu de facto de clickers e raças de cães não percebo muito... sou uma apaixonada incondicional de todas as raças caninas... mas uma analfaburra por sinal... lol a coisa boa é que admito... tendo sempre pessoas mais dia menos a dia a começarem a desenrolar uma lista imensa de nomes de raças só pelo belo prazer de me ouvirem a responder "Não, essa também não sei qual é... "

Enfim. Adorava sabes o quê Kunta? Adorava tirar um curso, se o houvesse mas não há, em Portugal para ser treinadora de cães. Assim um curso como deve ser, sério.

LOL.. Beijinhos!

Miss Bojangles disse...

Uma lástina... aqui em Londres não deve ser muito diferente não, mas acredito que você há de encontrar um local onde os donos sejam apaixonados, e saberão escolher bem os funcionários. Uma loja do tipo que eu abriria, se não fosse gata!

É fácil comprar clickers na internet, no ebay mesmo tem e eles entregam em qualquer canto do mundo. Já Weimaraners...

Eu acho que pet shops, de qualquer forma, não deveriam vender animais e fico deprimida em ver os coitadinhos em gaiolas. O conselho que eu daria a essa senhora seria procurar um criador responsável - e tomar cuidado, porque muitos não o são!

Kunta disse...

Olá diabba!

Gostaria de ter filhotes daqui a uns anitos ... de certeza que serão filhotes lindoooos. Também com uma mãe assim! :)

Mil lambidelas

Kunta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kunta disse...

Olá tatoia,

Antes de mais muito obrigado pelo elogio! :)

Em Portugal existem muitos "treinadores de cães" profissionais e amadores, cujo conhecimento tem sido adquirido pela experiência profissional, com leitura de matéria sobre comportamento canino e treino, participação em provas de desporto canino, frequência de cursos, seminários e formações, contudo nenhum deles - nem o profissional nem o amador - é possuidor de qualquer documento oficial que os identifique como treinadores de cães.

Alguns clubes caninos promovem cursos ou seminários para treinadores, contudo apenas poderão emitir um diploma de participação e nunca uma certificação oficial.

O Clube Portugês de Canicultura não certifica treinadores de cães nem tem poder para tal. Em Portugal existe um vazio legal, pois é exigida a certificação dos treinadores de cães, mas a entidade certificadora não existe.

A nível oficial - Ministério da Educação - apenas existe, ao nível da formação profissional, um curso de Técnico de Cinofilia(Treinador/Educador de cães) nível III - equivalente ao 12º ano de escolaridade.

Contudo quem gostar e desejar aprender sobre esta actividade, apesar de neste momento não ser possível uma certificação oficial, deverá participar em cursos, formações e seminários, tendo o cuidado de analisar os conteúdos dos mesmos bem como os currículos dos formadores, exigindo sempre um certificado de participação.

Mil lambidelas

Kunta disse...

Olá miss bojangles,

Obrigada pela simpática visita.

Mil lambidelas

Maria Cristina Amorim disse...

É preciso ter cuidado com as lojas de animais, e principalmente com o que se compra. Uma vez dirigi-me á mais afamada loja aqui da cidade e pedi remédio para as pulgas dos gatos. foi-me vendido "Pecusanol", e a minha gata morreu envenenada pela pele. É toxico para os gatos e não diz na embalagem. A menina que estava ao balcão não sabia e o veterinário que tinha lá consultório dentro, não tinha antidoto, sem ser em casa.
Demorou 45m a chegar com ele e claro mque a minha gata já estava morta.

A tua coelha amiga, teve muita sorte em se descuidarem com a dose de comida. Parece-me que a teoria é a mesma quando nos dizem que os peixinhos só podem comer uma ou duas folhas de comida por dia, caso contrário morrem.
Cá em casa, os meus comiam sempre doses duplas , inclusivé de carne crua, minhocas(que eles adoram), moscas, peixe cru,larvas que ás vezes se encontram na fruta e até legumes cosidos.
Em natureza a bicharada não tem dieta pos não?
Beijos, e uma boa semana.

Rita disse...

Confesso que também não sabia o que era um clicker embora pelo nome desconfiasse, mas eu não trabalho numa loja de animais...
Essa do coelho anão para mim está demais, será que se eu também começar a dar pouca comida (como se elas deixassem) às minhas R's elas ficam para sempre pequenitas? é que a R pequenita já está quase a fazer 2 anos...
Festas