quinta-feira, 6 de setembro de 2007

A magia de treinar de forma positiva


Desde cedo os meus pais de duas patas se preocuparam em procurar uma escola de educação canina onde eu pudesse aprender a ser uma menina linda e bem comportada. No entanto, houve alguma cautela inicial na escolha, uma vez que, abundam relatos sobre escolas onde os cães são “ensinados” através da utilização de métodos medievais.

Depois de muito procurar, surgiu a EDUCACAO – Centro de Educação Canina de Cascais. Nesta escola é utilizado o método do reforço positivo. O reforço positivo faz parte de uma teoria mais abrangente conhecida como teoria da modificação do comportamento. Fundamentalmente, o princípio do reforço positivo defende que o reforço positivo aumenta a probabilidade de o acontecimento que o antecedeu voltar a ocorrer. Por exemplo, se você me chamar e me der uma recompensa quando eu for ter consigo, é mais provável que eu volte a ir ter consigo quando você me chamar novamente.

A magia do treino por meio do reforço positivo e de viver com o seu cão de forma positiva é a relação especial que desenvolve com o seu cão. A comunicação faz-se nos dois sentidos em vez de num só sentido, como acontece no treino tradicional com recurso à força. Quando o treino não se baseia na força, o cão não se inibe de experimentar novos comportamentos com medo de ser castigado. Desta forma o cão torna-se num companheiro muito mais interessante. Mostra mais de si e da sua inteligência.

Ao treinar o seu cão de forma positiva isso fará e si e do seu cão parceiros de treino em pé de igualdade. Tanto um como outro obtêm aquilo que querem. Você obtêm o bom comportamento que deseja e eu obtenho uma coisa que quero, uma guloseima, um brinquedo ou simplesmente uma festa ou um elogio. A ideia de treinar de forma positiva não é dominar uma espécie subordinada, mas comunicar com um ser igual, embora diferente.

O treino deve ser uma forma de travar amizade com o seu cão. Travar amizade significa estabelecer um entendimento mútuo baseado na comunicação nos dois sentidos, no respeito mútuo e na confiança.

Treinar de forma positiva fez de mim uma cadela equilibrada, meiga e obediente, admirada por todos os que comigo contactam diariamente.

Obrigada EDUCACAO!

Obrigada tio Fernando Silva - o melhor e mais humano de entre todos os treinadores de educação canina que podemos encontrar no nosso pais.

2 comentários:

Van Dog disse...

Belo texto!
(uauff para ti, Kunta! Estás linda nas fotografias...)

Educacão FERNANDO SILVA disse...

Estou babado de tanto elogio
Obrigado pelas vossas palavras
(Um dia todos os cães terão uns donos assim...como os da Kunta)

gostei

Tio Fernando eh eh eh