“As terapias assistidas com animais foram desenvolvidas há mais de 40 anos, sendo hoje praticadas em todo o mundo. Em Portugal, estamos ainda a dar os primeiros passos. A Terapia Assistida por Animais recorre a diferentes animais como auxiliares de terapias e processos de aprendizagem sendo uma mais-valia em variadíssimos casos: crianças, jovens em risco, deficientes, idosos, doentes em fase terminal, presidiários, mulheres e crianças maltratadas, etc. É utilizada com um objectivo e um contexto multidisciplinar como a Fisioterapia, a Psicologia, a Terapia da Fala ou a Pedagogia, por exemplo.
Estudos realizados comprovam que as pessoas que possuem animais de estimação têm menos gastos em despesas médicas, são menos propensas a problemas cardíacos, recuperam melhor de cirurgias, têm menos problemas de colesterol e stress, e um nível mais reduzido de problemas cardiovasculares. A simples presença de um animal em casa trás benefícios, tais como:
1 – Gera sentido de responsabilidade. No caso das crianças, por vezes, a primeira responsabilidade que lhes pode ser atribuída é cuidar, alimentar, passear e escovar o seu animal de estimação;
2 – Reduz os problemas em casais;
3 – Promove o relaxamento de tensões físicas, mentais e emocionais;
4 – Aumenta as defesas do organismo.
Está provado que a presença e o contacto com animais de estimação aumenta a produção de endorfina no organismo, favorecendo o alívio das dores e o bom humor.”
in revista Cães & Companhia – N.º 127 – Dezembro de 2007
8 comentários:
Muito bem!
ohh nao consigo ampliar a foto..
mas vou comprar a revista para dar uma olhadela no geral
bjokas
É uma bela notícia! Acabei de a pôr no blog - nunca é demais divulgar estes temas...
Muito bom!
Thor
Olá kunta!
Ideia amiga e generosa ( nos dois sentidos)
Gostei
Beijos
É bom saber estas coisas :)
Olha, Kunta, lancei-te um "desafio", no meu blog...
Kuntazinha,
Faz sentido porque ter um animal de estimação é um prazer e pelo que me parece quando estamos bem dispostos libertamos as tais das endorfinas. Assim faz bem ao corpo e à alma e além disso é divertido...
Festas
Reduz o colestrol? li bem?
...devo ter lido mal...
lol
Festinhas pa ti!
Enviar um comentário