terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Terapia Assistida por Animais

A revista Cães & Companhia - Edição de Dezembro de 2007 - publica um artigo sobre Terapias Assistidas por Animais que tem a colaboração da minha escolinha de educação canina - Educacão. Como não poderia deixar de ser, tanto eu como a canzoada amiga, estávamos lá para dar uma força à nossa amiga Sassia e à sua querida Nina. Ora dêem lá uma espreitadela!


- Clicar na imagem para aumentar -


“As terapias assistidas com animais foram desenvolvidas há mais de 40 anos, sendo hoje praticadas em todo o mundo. Em Portugal, estamos ainda a dar os primeiros passos. A Terapia Assistida por Animais recorre a diferentes animais como auxiliares de terapias e processos de aprendizagem sendo uma mais-valia em variadíssimos casos: crianças, jovens em risco, deficientes, idosos, doentes em fase terminal, presidiários, mulheres e crianças maltratadas, etc. É utilizada com um objectivo e um contexto multidisciplinar como a Fisioterapia, a Psicologia, a Terapia da Fala ou a Pedagogia, por exemplo.

Estudos realizados comprovam que as pessoas que possuem animais de estimação têm menos gastos em despesas médicas, são menos propensas a problemas cardíacos, recuperam melhor de cirurgias, têm menos problemas de colesterol e stress, e um nível mais reduzido de problemas cardiovasculares. A simples presença de um animal em casa trás benefícios, tais como:

1 – Gera sentido de responsabilidade. No caso das crianças, por vezes, a primeira responsabilidade que lhes pode ser atribuída é cuidar, alimentar, passear e escovar o seu animal de estimação;

2 – Reduz os problemas em casais;

3 – Promove o relaxamento de tensões físicas, mentais e emocionais;

4 – Aumenta as defesas do organismo.

Está provado que a presença e o contacto com animais de estimação aumenta a produção de endorfina no organismo, favorecendo o alívio das dores e o bom humor.”


in revista Cães & Companhia – N.º 127 – Dezembro de 2007

8 comentários:

caniche vagabundo disse...

Muito bem!

Rute disse...

ohh nao consigo ampliar a foto..

mas vou comprar a revista para dar uma olhadela no geral


bjokas

Van Dog disse...

É uma bela notícia! Acabei de a pôr no blog - nunca é demais divulgar estes temas...

Thor and Jack disse...

Muito bom!

Thor

mjf disse...

Olá kunta!
Ideia amiga e generosa ( nos dois sentidos)
Gostei
Beijos

Rocky disse...

É bom saber estas coisas :)

Olha, Kunta, lancei-te um "desafio", no meu blog...

Rita disse...

Kuntazinha,
Faz sentido porque ter um animal de estimação é um prazer e pelo que me parece quando estamos bem dispostos libertamos as tais das endorfinas. Assim faz bem ao corpo e à alma e além disso é divertido...
Festas

Uwish4 disse...

Reduz o colestrol? li bem?


...devo ter lido mal...


lol

Festinhas pa ti!